A SPOB

SOCIEDADE PSICANALÍTICA ORTODOXA DO BRASIL
Projeto Brasil – 1996 – Nasce a maior Sociedade Psicanalítica da América Latina

A SPOB – Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, frente a proposta de difundir a Psicanálise e suas Teorias em todo território nacional, em 1996, aceitou o desafio de promover uma ousada ação de estudo desta ciência-arte em todo país.

Em julho de 1996, na Cidade de Salvador – Bahia – a SPOB implantou sua primeira turma de formação de Psicanalistas. Logo em seguida, foram abertas turmas em Recife (PE), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP). Atualmente, a SPOB orgulha-se de dizer, que é a maior Sociedade Psicanalítica da América Latina. Já foram concluídas mais de 100 turmas em todos os Estados Brasileiros (e algumas cidades do interior), com aproximadamente 3.000 psicanalistas formados.spb1

Com sede em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, a SPOB continua levando a Psicanálise cada vez mais com qualidade e presteza, sem denegrir a imagem sua origem histórica e epistemológica.

Nosso processo de formação constitui-se de análise pessoal, prática supervisionada com pacientes/piloto e encontros teóricos para exposição, análise e discussão da temática estudada. Não abrimos mão de manter a qualidade em todas as etapas do processo de formação do psicanalista, tendo o aluno que alcançar aproveitamento nas exigências de leitura, pesquisa e atividades específicas direcionadas e monitoradas nos encontros teóricos e pelos núcleos da SPOB.

A profissão de psicanalista é livre no Brasil, não regulamentada, mas reconhecida como profissão pela CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, código n.º. 2515-50 – Psicanalista – Analista (psicanálise), não existindo nenhuma Lei que proíba a existência de cursos de Psicanálise e muito menos que impeça o exercício da profissão.

Nosso objetivo institucional é o de promover o ensino e a pesquisa da ciência-arte psicanalítica a partir do pensamento freudiano e de demais teorias e escolas que compondo os conceitos e idéias do pai da psicanálise, estruturam a base do saber psicanalítico. Com este objetivo, desejamos fomentar de maneira séria e fidedigna os conteúdos da psicanálise, com alto grau de conhecimento e leitura das teorias analíticas, com adequada prática clínica supervisionada e análise pessoal, contribuindo para a preservação da teoria psicanalítica e propiciando formação coerente a todos aqueles que estiverem aptos e desejosos de conhecer e se aprofundar neste grandioso saber.


Pesquise no site

Assine a Nossa newsletter

Os campos marcados com um * são obrigatórios