Curso Presencial

Mobirise

Nosso curso presencial é ministrado
na cidade de Niterói – RJ

DURAÇÃO DO CURSO
30 MESES

OBJETIVOS DO CURSO:
Promover estudos de capacitação em Psicanálise e ciências afins, bem como capacitar novos psicanalistas em todo Território Nacional para o exercício da profissão de acordo com as disposições legais atuais.
Proporcionar a capacitação do profissional Psicanalista nos postulados das doutrinas Freudianas

METODOLOGIA:

Teórica, Prática (Estágio e Paciente Piloto), Análise didática pessoal, Supervisão e Monografia.
Todas as módulos são ministrados por professores altamente qualificados. O material didático será fornecido pela SPOB.

CARGA HORÁRIA DO CURSO:

Horário: Sábado das 08h00 às 17:30h – SENDO UM SÁBADO POR MÊS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO:


Ao concluir o processo de capacitação, o profissional deverá estar apto para:
• Identificar os princípios teóricos e práticos da Psicanálise;
• Diferenciar os vários conceitos das correntes psicanalíticas;
• Conhecer os fundamentos epistemológicos das principais escolas psicanalíticas pesquisadas e estudadas no processo de capacitação;
• Desenvolver com ética e competência a capacitação analítica em todo Território Nacional;
• Conhecer e promover Políticas de Saúde Mental que estejam relacionadas ao campo do saber analítico.



QUEM PODE FAZER O CURSO?

Poderão participar do curso livre de capacitação em Psicanálise, candidatos que possuam Curso Superior completo ou em fase de conclusão, de qualquer graduação.

DURAÇÃO DO CURSO
30 meses


MÓDULOS:

1.  Introdução e Teoria Psicanalítica I (Freud)
2. Teoria Psicanalítica II (Freud)
3. Teoria Psicanalítica III (Freud)
4. Teoria Psicanalítica IV (Freud)
5. Fundamentos da Técnica Psicanalítica I
6. Fundamentos da Técnica Psicanalítica II
7. Ética e psicanálise
8. Psicodinâmica das Neuroses
9. Psicopatologia
10.Fenômenos Psicossomáticos
11.Neurociência e Psicanálise
12.Teoria Psicanalítica Bioniana
13.Metodologia Científica
14.Tópicos Especiais em Psicanálise I
15.Tópicos Especiais em Psicanálise II
16.Seminário de Supervisão I
17.Seminário de Supervisão II
18.Teoria Psicanalítica Winnicottiana
19.Sexologia e Psicanálise
20.Psicoterapia Breve
21.Semiologia Psicanalítica
22.Psicanálise para Infantes e Púberes
23.Teoria Psicanalítica Kleiniana
24.Teoria Psicanalítica Lacaniana
25.Psiquiatria Aplicada à Psicanálise
26.Psicodinâmica das Organizações de Borderlines
27.Psicoterapia Psicanalítica
28.Psicanálise e Educação
29.Interpretação de Sonhos
30.Parapsicologia aplicada a Psicanálise

Perguntas Frequentes:

Não. Nem o nosso e nem os demais cursos de capacitação em Psicanálise existentes no País. Não existem, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Portanto, nenhum curso de psicanálise é reconhecido pelo MEC, devido a Psicanálise ser uma teoria e não uma ciência como a Psicologia ou a Psiquiatria Concluída, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela ‘’SPOB – Sociedade Psicanalista Ortodoxa do Brasil’’ com o certificado expedido pela SPOB, poderá exercer a profissão em todo território nacional

O PSICANALISTA dentro das leis brasileiras é um profissional que trabalha em consultório, clínicas e afins seguindo a metodologia terapêutica desenvolvida por Freud ou pelos seus seguidores (neo-freudianos). Os Psicanalistas no Brasil são formados através de curso livres e são classificados na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO) do MINISTÉRIO DO TRABALHO, Portaria número 397/TEM de 09/10/2002, sob número 2515.50. Permitindo-o trabalhar como PSICANALISTA em todo o território nacional.

É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida capacitação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

É aberta para todos os interessados, porque não existe nenhuma lei no Brasil que determine o contrario. Nesse caso qualquer pessoa pode fazer o nosso curso de capacitação em psicanálise, sem restrições.

É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e hétero agressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido! 

No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

Existem sim. Infelizmente a grande demanda por cursos de psicanálise em nosso país e algumas entidades pensando somente nos interesses financeiros passaram a ministrar cursos LIVRE DE PSICANÁLISE e desenvolver trabalhos sem qualidade profissional e acadêmica. O que acabou chamando a atenção de forma negativa para a técnica e capacitação psicanalítica.
Algumas entidades que realizam tais formações terapêuticas, inclusive de psicanálise, somente aceitam como seus alunos médicos e psicólogos. Mas isto é uma determinação estatutária e de cunho pessoal destas entidades e não uma obrigatoriedade legal.
Como vivemos em um país democrático, temos que respeitar as posições destas entidades. Da mesma forma como elas tem que respeitar as nossas. Pois a leis existem para serem seguidas por todos os cidadãos. 

Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

Algo semelhante acontece com a acupuntura. Que também não tem regulamentação profissional no Brasil. Mas existem escolas e sociedades de acupuntura que somente aceitam médicos e profissionais da área da saúde de nível superior. Mas isso não quer dizer que os demais que não são médicos ou profissionais da área da saúde não possam trabalhar profissionalmente. Esta questão passa a ser algo de cunho político e com características morais e não legais. Mesmo porque na China e na Índia a maioria dos acupunturistas são analfabetos.

O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.

Concluído o Curso de Psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de Psicanalista. Permitindo que você abra um consultório e trabalhe legalmente como tal.

SIM. A profissão de PSICANALISTA em nosso pais é LIVRE e qualquer pessoa que possua uma capacitação em psicanálise pode trabalhar legalmente com a psicanálise.

1º Que a Instituição seja uma Entidade jurídica, oficialmente regulamentada nos órgãos oficiais da Federação Nacional, Estadual e Municipal em que se encontra instalada. Toda a Instituição de Psicanálise nesta condição é regulamentada pelo Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho, Aviso 257/57.

2º Que possua objetivos definidos e expressos socialmente, através de Estatuto oficializado em Cartório, que possua Regimento interno constante de normas e regras deontológicas mediadas por um conselho de Ética que norteia as relações entre os associados, entre psicanalistas e analisandos, entre a Associação e outras Entidades similares e a Sociedade como um todo.

3º Que atenda as exigências pertinentes a construção do psicanalista, que se constitui de três eixos: Estudo teórico, Análise clínica e Supervisão.

4º Que os seus associados sejam analisados e supervisionados por analistas credenciados para o exercício da Psicanálise.

5º Para uma Instituição de Psicanálise ser reconhecida e regulamentada não implica que a mesma possua vínculos com Entidades fora do seu país, entretanto esse vínculo pode surgir. Na medida em que a Entidade se estabelece enquanto Instituição respeitada pela sociedade local pela credibilidade nos critérios éticos adotados é natural que aos poucos ela se expanda e forme laços com Entidades similares igualmente idôneas fora de seu território Nacional.

6º Ressalta-se que o crescimento quantitativo de uma Instituição de Psicanálise deve ter como base a sua qualidade, a sua filosofia deve visar a promoção do bem estar social a partir da possibilidade de reconstrução do sujeito humano, que para tanto considera o ato analítico um meio de favorecer a esse sujeito resignificar os seus sintomas oportunizando favorecer melhorias em suas áreas básicas da vida. Quando uma Instituição de Psicanálise se estabelece espacialmente e torna-se conhecida pela sua postura idônea favorece a sua expansão gradativa, a partir do acolhimento de novos associados que compartilham com os valores da Instituição. 

Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil
Av Ernani do Amaral Peixoto, 472 Sala 1305

Contatos:

 Cep 24020-077

Niterói - RJ

spob@spob.org.br

(21) Tel.  2622-0711

Se preferir, entre em contato via
Whats App no horário de
09:00 às 17:00H 

WhatsApp

Fique em dia com a sua anuidade na SPOB 

Ficando em dia com a sua inscrição na SPOB, você terá direito a todos os benefícios que a e SPOB está preparando para você.